sábado, 24 de agosto de 2013

#Resenha: O Teorema Katherine - John Green

        Para começar preciso assumir que antes de O Teorema Katherine eu tinha um pouco de "medo" de ler os livros do John Green, por um motivo: O último gênero que me atrai usualmente é o que há tudo relacionado ao romance. E a julgar por "A culpa é das estrelas", temia que O Teorema Katherine seguisse o mesmo eixo.  Entretanto fui surpreendida, para o bem. Essa resenha vai ficar grande, por várias razões, estou pressentindo.
     Antes mesmo de começar, (hoje estou enrolando muito hein? rsrs, mas é estritamente necessário) sei que muitos não leem esse livro porque o nome "Teorema" que obviamente remete à matemática, e matemática remete a coisas ruins (queira me perdoar se você curte, mas, estou me referindo ao pensamento da maioria), preciso afirmar que você está indo pelo caminho errado! E agora você entenderá o por quê. 

     Em "O Teorema Katherine", John Green nos presenteia com a história de Colin Singleton, um garoto considerado prodígio, amante de anagramas mas que como qualquer "nerd" não é muito sociável. Colin possui apenas um amigo, Hassan. Mesmo não sendo muito sociável, entre "trancos e barrancos", Colin conseguia atrair meninas e usualmente até ficava com elas, foram 19 ao total. Esse não é o problema, as 19 possuem o mesmo nome, Katherine.   

     Todo mundo possui um tipo. Algumas pessoas gostam de caras mais velhos, outras de loiros mas o tipo do Colin não era físico, era linguístico. Como podemos perceber,ele realmente gostava de Katherines, não Caterine, Katerine ou até mesmo Kates, tinha que ser K-A-T-H-E-R-I-N-E. Além disso, nosso pobre Colin leva o fora de TODAS elas, uns relacionamentos demoraram mais, outros menos mas imutavelmente Colin sempre ficava mais uma vez sozinho. 
:
     Para tentar superar o termino do relacionamento com a Katherine XIX, Colin embarca com seu melhor amigo, Hassan, em uma viagem sem rumo exato. O destino os levam à Gutshot, uma cidadezinha no Tenesse, onde conheceram Lindsey, que terá extrema importância.

     19 Katherines, 19 foras (na verdade, foram 18 mas OPA olha eu soltando spoiler aqui :x), não é apenas coincidência, não é mesmo? Então, Colin monta um teorema que tem como sua função inicial determinar quanto tempo um relacionamento irá durar, havendo os Terminantes (Katherines) e os Terminados (Colin).         E é esse o ponto que preciso esclarecer, você não precisa saber matemática para ler o livro (porque o John explica cada ponto que faça diferença para você entender o intuito), o Teorema apenas é uma soma ao livro, uma inovação. E pasmem, John Green diz no livro, em sua nota final, que mesmo gostando um pouco de matemática, ele tirou notas ruins na escola, porque não conseguia entender! Por isso quem bolou o Teorema foi seu amigo Daniel, que é um dos "melhores matemáticos dos Estados Unidos, que a propósito explica como montou o Toerema no final, apenas para curiosos. Então, não deixe o medo da malvada (matemática), impedir que você leia um livro tão incrível. 

      Mas a questão é: Será que o Teorema funciona? Será que talvez funcione na vida real? Colin continuará colecionando foras de Katherines? 
       Bom, isso você terá que descobrir!  

       E para terminar, algo que não podia deixar de fora também, são as frases incríveis de John Green, aquelas que fazem você refletir e geralmente se adequam perfeitamente à algum momento da sua vida, como se o John estivesse lá quando você viveu e com isso, transmitiu em palavras. Então, separei algumas para vocês: 

(ps: preciso começar com a minha favorita)

 É possível amar muito alguém Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir. " 

"Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes — talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada.” 

"Eu acho que seja impossível, preencher um espaço vazio com aquilo que você perdeu. Não acho que nossos espaços perdidos caibam mais dentro da gente depois que eles se perdem."  

"Os livros são o melhor exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão o seu amor." 

 Então por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado e que realmente leiam, porque é um livro muito grandioso para ser deixado nas estantes de livrarias. E eu, irei fazer o mesmo, depois que dei uma chance para  O Teorema Katherine, (tio) John me conquistou e vou devorar a coleção dele inteira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário