sábado, 24 de agosto de 2013

#Resenha: O Teorema Katherine - John Green

        Para começar preciso assumir que antes de O Teorema Katherine eu tinha um pouco de "medo" de ler os livros do John Green, por um motivo: O último gênero que me atrai usualmente é o que há tudo relacionado ao romance. E a julgar por "A culpa é das estrelas", temia que O Teorema Katherine seguisse o mesmo eixo.  Entretanto fui surpreendida, para o bem. Essa resenha vai ficar grande, por várias razões, estou pressentindo.
     Antes mesmo de começar, (hoje estou enrolando muito hein? rsrs, mas é estritamente necessário) sei que muitos não leem esse livro porque o nome "Teorema" que obviamente remete à matemática, e matemática remete a coisas ruins (queira me perdoar se você curte, mas, estou me referindo ao pensamento da maioria), preciso afirmar que você está indo pelo caminho errado! E agora você entenderá o por quê. 

     Em "O Teorema Katherine", John Green nos presenteia com a história de Colin Singleton, um garoto considerado prodígio, amante de anagramas mas que como qualquer "nerd" não é muito sociável. Colin possui apenas um amigo, Hassan. Mesmo não sendo muito sociável, entre "trancos e barrancos", Colin conseguia atrair meninas e usualmente até ficava com elas, foram 19 ao total. Esse não é o problema, as 19 possuem o mesmo nome, Katherine.   

     Todo mundo possui um tipo. Algumas pessoas gostam de caras mais velhos, outras de loiros mas o tipo do Colin não era físico, era linguístico. Como podemos perceber,ele realmente gostava de Katherines, não Caterine, Katerine ou até mesmo Kates, tinha que ser K-A-T-H-E-R-I-N-E. Além disso, nosso pobre Colin leva o fora de TODAS elas, uns relacionamentos demoraram mais, outros menos mas imutavelmente Colin sempre ficava mais uma vez sozinho. 
:
     Para tentar superar o termino do relacionamento com a Katherine XIX, Colin embarca com seu melhor amigo, Hassan, em uma viagem sem rumo exato. O destino os levam à Gutshot, uma cidadezinha no Tenesse, onde conheceram Lindsey, que terá extrema importância.

     19 Katherines, 19 foras (na verdade, foram 18 mas OPA olha eu soltando spoiler aqui :x), não é apenas coincidência, não é mesmo? Então, Colin monta um teorema que tem como sua função inicial determinar quanto tempo um relacionamento irá durar, havendo os Terminantes (Katherines) e os Terminados (Colin).         E é esse o ponto que preciso esclarecer, você não precisa saber matemática para ler o livro (porque o John explica cada ponto que faça diferença para você entender o intuito), o Teorema apenas é uma soma ao livro, uma inovação. E pasmem, John Green diz no livro, em sua nota final, que mesmo gostando um pouco de matemática, ele tirou notas ruins na escola, porque não conseguia entender! Por isso quem bolou o Teorema foi seu amigo Daniel, que é um dos "melhores matemáticos dos Estados Unidos, que a propósito explica como montou o Toerema no final, apenas para curiosos. Então, não deixe o medo da malvada (matemática), impedir que você leia um livro tão incrível. 

      Mas a questão é: Será que o Teorema funciona? Será que talvez funcione na vida real? Colin continuará colecionando foras de Katherines? 
       Bom, isso você terá que descobrir!  

       E para terminar, algo que não podia deixar de fora também, são as frases incríveis de John Green, aquelas que fazem você refletir e geralmente se adequam perfeitamente à algum momento da sua vida, como se o John estivesse lá quando você viveu e com isso, transmitiu em palavras. Então, separei algumas para vocês: 

(ps: preciso começar com a minha favorita)

 É possível amar muito alguém Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir. " 

"Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes — talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada.” 

"Eu acho que seja impossível, preencher um espaço vazio com aquilo que você perdeu. Não acho que nossos espaços perdidos caibam mais dentro da gente depois que eles se perdem."  

"Os livros são o melhor exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão o seu amor." 

 Então por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado e que realmente leiam, porque é um livro muito grandioso para ser deixado nas estantes de livrarias. E eu, irei fazer o mesmo, depois que dei uma chance para  O Teorema Katherine, (tio) John me conquistou e vou devorar a coleção dele inteira!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Livros de vestibular!

           Hey Books Defenders!!!

      Para quem está em ano de vestibular sabe que essa semana foi muito importante, já que a maioria dos vestibulares abriram as inscrições, incluindo o da FUVEST, que começou hoje.
     Então como estamos em ano de vestibular, decidimos começar a fazer resenhas e dar dicas sobre os tão odiados livros de vestibulares.
     Nesse site (link aqui!), tem a lista de todas as universidades e seus respectivos livros obrigatórios. Como nós somos de São Paulo, nós iremos falar mais especificamente sobre os que estão na lista da FUVEST e da Unicamp, mas nesse primeiro post, iremos dar umas dicas para como ler esses livros de modo geral, e a partir do post seguinte serão resenhas sobre os livros dessa lista.

     Uma das piores partes de se fazer o vestibular, é a questão de ter que ler todos esses livros, que na maioria das vezes foi escrito num tempo totalmente diferente, com uma linguagem ultrapassada e que faz você se perguntar, por que tenho que ler esse livro? Também não sei a resposta para essa pergunta, e sinceramente, esses livros não me prendem a atenção,  não é tipo de livro que eu iria escolher para ler por livre espontânea vontade. Mas a questão é que temos que lê-los, então para tornar essa leitura um pouco mais agradável, aqui vão algumas dicas:

1) Antes de começar a ler o livro, tente conhecer mais sobre o livro, leia resumos e análises, isso fará que você comece o livro o compreendendo melhor.

2) Leia com calma, e procure todas as palavras que você não sabe o significado. Tenha sempre um dicionário a mão.

3) Estabeleça uma meta de leitura por dia. Estabeleça um critério para a ordem que você lerá os livros, se você já tem afinidade ou familiaridade por algum, deixe para ler por último, comece com aqueles que você não sabe nada, ou por aqueles que você considera mais difícil.

4) Durante a leitura faça anotações. Não precisa ser necessariamente anotações no próprio livro, você pode anotar em uma folha a parte, mas marque tudo que você achar importante, pensamentos, características de personagens, páginas importantes, TUDO! Ficará bem mais fácil caso você precise revisar.

5) Após a leitura, leia novamente análises do livro, e veja como sua opinião sobre o livro mudou desde o começo. Faça exercícios também. Na internet você encontra vários exercícios de vestibulares passados a respeito dos livros, com correção e explicação, o que ajuda muito!

     Então é isso, essas são dicas fundamentais e que tenho certeza que ajuda muito na hora da leitura!

     E você, vestibulando, não se esqueça de se inscrever no vestibular! Para se inscrever para a FUVEST, basta entrar nesse site http://www.fuvest.com.br/portal/fuvest/, e para a Unicamp nesse aqui http://www.comvest.unicamp.br/vest2014/inscricao.html.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Livros que amamos que virou filme. "A menina que roubava livros"

Demorou mas está QUASE ai, o trailer da adaptação do livro "A menina que roubava livros" finalmente foi divulgado.

 O livro foi inicialmente publicado aqui no Brasil pela Editoria Instrínseca e narra a história de Liesel Meminger (Sophie Nélisse), uma adolescente, ladra de livros, que se apega à literatura para sobreviver aos horrores da Alemanha nazista. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã onde o casal (Geoffrey Rush e Emily Watson) se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina irá surrupiar ao longo dos anos. Uma curiosidade interessante é que foi Michael Petroni quem escreveu o rotero (o mesmo daquele filme de terror, O Ritual)


Sabemos que o livro SEMPRE é melhor que o filme mas é interessante visualizar o que sempre esteve só na nossa imaginação, então, vocês podem assistir ao trailer aqui

"A menina que roubava livros" está previsto para estreiar em 15 de NOVEMBRO nos EUA e só em 31 de janeiro no Brasil. Tudo o que nos resta é esperar... 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Elenco da adaptação de Fallen foi escolhido!!!

     Hey Books Defenders!

     Sim, após um bom tempo de espera, tanto tempo que cheguei a pensar que nunca sairia esse filme, finalmente o elenco de "Fallen" foi escolhido, e dessa vez é verdade, a própria autora da série, Lauren Kate, divulgou em seu site na última sexta-feira. Por enquanto, somente foram divulgados os atores que irão fazer a Luce e o Daniel, casal protagonista da série, porém com certeza não levará tanto tempo para os outros nomes serem divulgados.
    Se você não conhece essa série de livros, já fizemos várias resenhas deles aqui no blog  (no final desse post está os links delas).
   
   Quando comecei a ler Fallen, já havia a confirmação que iria virar um filme, e tão logo eu comecei a imaginar em quem poderia ser o tão perfeito anjo Daniel Grigori...e a única pessoa que se encaixava na descrições (não só na minha cabeça, mas de boa parte dos fãs) era o Alex Pettyfer. Parece que o personagem foi escrito especialmente para ele. Para mim ele era o próprio Daniel haha (assim como o Matt Bomer é o próprio Christian Grey). Mas não, infelizmente não será ele que irá fazer D:
   
   O ator escolhido para ser o Daniel se chama Jeremy Irvine. Fiquei bastante chateada por não ser o Alex Pettyfer, mas até que gostei do Jeremy, mesmo não sendo o Daniel perfeito que sempre imaginei. Ele é britânico e fez o filme Cavalo de Guerra. Nunca vi nenhum filme dele, então realmente não sei como ele é como ator, mas deve ser bom, já que segundo Lauren, sua fita de audição foi emocionante, assim como a atriz que fará a Luce.
    Para a Luce eu não nunca tive uma atriz em mente, não tinha nenhuma favorita. A atriz escolhida foi Addison Timlin. Nunca vi nenhum filme dela também, e devo dizer que não gostei muito dessa escolha, não consigo de jeito nenhum imaginar ela como Luce, mas fazer o que, já está escolhido, o que me resta a fazer é esperar e ver como ela será no filme.

  Nas próximas semanas deve ser anunciado quem será o Cam, então se você quer ficar ligado em todas as notícias de Fallen a melhor coisa é acompanhar o site da escritora, http://laurenkatebooks.net/ .

 Resenhas dos livros da série Fallen:

Tormenta - Lauren Kate (livro 2)
Paixão - Lauren Kate (livro 3)
Apaixonados - Lauren Kate (livro 4)


sábado, 17 de agosto de 2013

#Diário de Intercâmbio - Chegada e Primeiros Dias na Itália

            Heey Books Defenders!!!
      Finalmente, depois de quase três meses, vamos contar todos (ou quase todos haha)  os detalhes do nosso intercâmbio! Para não ter que explicar tudo de novo, aqui tem todas as informações.



    Quando dia 19 de maio chegou nem dava para acreditar que finalmente tinha chegado a hora, esperamos essa viagem por muto tempo, só depois de pago foram mais de seis meses.
Chegamos no aeroporto por volta das 22:00 horas, 5 horas antes, o que é recomendado para voos internacionais, sem contar que tínhamos que nos encontrar com todo o pessoal do intercâmbio. Fizemos o check-in normalmente e tudo mais, depois de muita espera, finalmente embarcamos às 2:30 da manhã.
  (Gi) ~ piada interna: Nunca durma no avião com sua amiga sem nada pra fazer do lado! #ficadica~
    Chegamos na Itália por volta das 18:00 horas da tarde no horário de lá (14:00 horas aqui), totalmente cansadas por causa do voo, mas extremamente alegres, afinal estamos em outro país. O Aeroporto de Roma, ou Aeroporto Fiumicino é todo espelhado, muito bonito e organizado, bem diferente do Aeroporto de Guarulhos. Chegando lá, nós comemos no McDonald's do próprio aeroporto, que tem como vista as pistas de pouso e decolagem. Uma dica, se você for em um McDonald's na Itália e quiser o lanche médio como normalmente é aqui no Brasil, você tem que pedir, porque o normal de lá é tudo grande. Eu comi o McChicken e ele é meio apimentado, um pouco diferente do que aqui no Brasil, mas é igualmente bom.
    Após comermos, fomos para o hotel, e como foi um intercâmbio, já estava tudo organizado, não precisamos nos preocupar com nada. Ficamos no Hotel Capanelle, e logo que chegamos a única coisa que fizemos foi conversar com nossos pais, tomar banho e dormir.
    No dia seguinte, acordamos beeeem cedinho, às 6 da manhã, sem dormir quase nada, por causa da diferença de fuso, mas tudo bem. Depois do café da manhã, fomos direto para o Coliseu. Conhecemos todo o interior dele, e tudo em volta dele, como o Arco de Tito, e o Fórum Romano.

  No Coliseu o que nos atraiu não foi apenas o ar historicamente heróico e cativante que há por lá, um outro loiro, que não podia ser ignorado, também captou nosso interesse. Temos que lembrar também que na maioria das vezes nessa viagem, minha habilidade fotográfica ficou mais apurada, com as diversas técnicas milenares de tirar foto dos italianos sem eles perceberem. (vejam a foto abaixo, OMG)



    Andamos muuito, passando por todo o centro histórico de Roma, por diversas praças e monumentos. Um monumento que me chamou muita a atenção foi o Monumento a Vítor Emanuel II da Itália, que eu nunca tinha visto nem foto e é muito lindo. A nossa guia comentou que os italianos em geral não gostam muito desse monumento por ser muito grande e branco, e não combinar com o resto da cidade.
    Fomos ao Pantheon e perto dele foi onde fizemos umas comprinhas de souvenir, e almoçamos num restaurante chamado Ciro & Ciro, onde comemos a melhor lasanha do mundo, e diga-se de passagem tinha a maior senha de wi-fi já existente na história haha
    Uma dica de um souvenir bem legal são as miniaturas dos monumentos que geralmente são 1 euro.
    Foi lá que comemos o famoso sorvete italiano, eu comprei um de Nutella, Ferrero Rocher e Kinder Ovo! Nem preciso dizer o quão bom era né.
  Depois fomos a Fontana di Trevi, e jogamos as moedinhas lá, para quem não sabe, acredita-se que se jogar uma moeda, de qualquer país, você irá voltar para Roma um dia, e se você jogar duas, você encontrará o amor de sua vida em Roma <3
    O que não aconteceu, pelo menos na nossa primeira viagem para Roma, quem sabe a fonte está com um delay básico... haha

      Após uma longa caminhada pelas estreitas ruas de Roma, voltamos para o Coliseu, onde jantamos, no restaurante Barrique Ristorante e voltamos para o hotel. Foi chegar no hotel tomar banho e dormir.
    No dia seguinte estava programado para a gente ir para o Vaticano e no final da tarde partir para Londres, porém nesse dia o Vaticano foi fechado por causa de uma comemoração, e não pudemos entrar (acabamos voltando para lá no fim da viagem, contaremos nos próximos posts), só passamos em frente à Basílica de São Pedro, e fomos direto para o aeroporto, partir para Londres! *-*
   De maneira geral os italianos são uns amores, e gostam do Brasil, teve um vendedor que deu até uns cartões postais para a gente só porque eramos brasileiras haha



       Então foi isso, não deixe de continuar acompanhando o blog, para saber o que aconteceu nos outros dias do nosso intercâmbio! Ainda essa semana, contaremos sobre nossa aventura na terra da rainha! <3