sexta-feira, 3 de maio de 2013

#Diário de Intercâmbio 1 - Introdução + Primeiros Passos

           Heey Books Defenders!!



       Como vocês já devem ter visto pelo título, hoje estamos aqui para começar o nosso tão esperado #Diário de Intercâmbio!!
       Para quem não sabe, (o que é muito difícil porque a gente fala disso TODO DIA desde uns 4 meses atrás) mas nós vamos fazer um intercâmbio nesse mês para a Itália e para a Inglaterra e queremos dividir essa experiência com vocês. Nós vamos tentar postar quando estivermos lá, mas enquanto o dia incrível não chega, nós resolvermos explicar tudo para vocês e dar algumas dicas também.

       Para começar a agência que nós vamos é a Life Intercâmbios. No nosso colégio, todo ano é realizado um intercâmbio para os alunos do Ensino Médio com essa agência, o que facilitou muito todo o processo, até mesmo para convencer os pais já que não vamos ficar na casa de estranhos. Nós vamos fazer o programa em grupo, no qual ficaremos 3 dias na Itália, somente para conhecer mesmo, e mais 12 dias na Inglaterra, conhecendo tudo lá, comprando muito e é claro, estudando com os britânicos e outros intercambistas.

Na Inglaterra nós vamos ficar em uma universidade, o Newbold College, que fica em Binfield, uma cidade bem próxima de Londres. Lá teremos várias aulas de inglês, conforme o nosso nível (lá faremos uma prova para ver em qual nível estamos). Mas é evidente que não iremos lá somente para estudar, vamos visitar todos os pontos turísticos de Londres, e iremos nos maiores shopping e na Oxford Street (\o/) Terá um dia também que iremos a um parte de diversão, quer dizer, >O parque de diversão< Alton Towers, um dos maiores parques da Europa, e o mais visitado do Reino Unido. Vejam esse vídeo,  só para terem uma ideia de como são as montanhas russas lá!  

       Embarcaremos dia 19 de maio, sim faltam só 15 dias!!! E voltamos dia 3 de junho (todos choram na depressão pós viagem fantástica).

     Por mais que pareça, viajar para fora do país e fazer um intercâmbio não é algo muito simples, precisa de muito planejamento, mesmo se você não está sozinho nessa. Algumas  coisas devem ser feitas antes da viagem, vamos dar algumas dicas a seguir:


   1- Escolher a agência: como a nossa escola tem parceria com essa agência, foi muito mais simples para a gente, já estava praticamente tudo planejado, mas se você não tem isso, a dica que damos é pesquisar muito, ver o que é melhor para você, os pacotes oferecidos, procurar opiniões de pessoas que já viajaram com tal agência. E também pedir ajuda para os seus pais, obviamente. 
 2 - Passaporte e visto: Para viagens internacionais obviamente você precisa ter um passaporte, que deve ser adquirido na Polícia Federal. Você entra no site, faz o requerimento, preenche com seus dados e agenda um horário. Não se esqueça de verificar todos os documentos necessários. E se você é  menor, seus pais devem ir com você no dia de fazer o passaporte, até porque eles precisam pagar a taxa que é de R$ 156,07. (haha, desculpem por ter dado essa dica, pais leitores.) 

       No nosso caso, nós não vamos precisar de visto. Mas caso você vá escolher países que precisam, como os Estados Unidos, devo informar que não é algo complicado já que o Mr. Obama está se relacionando muito bem com o Brasil, e somos nós (sim, quem diria) que estamos em 3º lugar no ranking de turistas que mais gastam nos EUA.
       Quando eu fiz 15 anos consegui convencer meu pai a me deixar viajar para Orlando e NYC ao invés de ter uma festa. Como sou louca, fiz algo que eles não indicam que é comprar as passagens e hospedagem antes mesmo de fazer o pedido de um visto, porque eu estava tão animada que não passou pela minha cabeça que eles pudessem negar, (mentira, até cogitei a possibilidade mas fui com "a cara e com a coragem.") até porque eu não ficaria lá, só conheceria o lugar mais mágico da Terra, e confesso que no começo, nem estava ligando muito para minha ida à NYC, Orlando era tudo o que eu podia enxergar. 

       Mesmo assim, realmente consegui o visto e foi bastante simples, é claro que quando você chega, a pessoa te olha com uma cara de "Hm, não sei se devo, provavelmente deveria negar e trucidar seus sonhos e sua alegria" diz a lenda que até mesmo se o fiscal não ir com a sua cara, sem EUA para você. Mas a maioria dos seus problemas podem se resolver se  você levar todos os documentos necessários.

       E é claro que ficar com aquela carinha de "POR FAVORZINHO, me deixa eu ser feliz na Disney" funciona. Apenas imaginem, eu com 15 anos, usando dessa tática, usei tão bem que realmente consegui. HAHA   

       Mas voltando ao assunto do real intercâmbio, se você for ficar MAIS DE 6 MESES para estudar, a própria escola onde você ficará fornecerá o seu "visto".

  3 - Autorização dos responsáveis caso você seja de menor:É basicamente um documento que comprova que perante a lei seu pai (caso você viaje apenas com a sua mãe) está ciente que você está deixando o país por um tempo, e sua mãe não está te sequestrando. Como é algo sério, precisa ser autenticada no cartório (que não é algo caro, pagamos 20 reais porque reconheceram firma por autenticidade.) Não basta você ir fazer um texto do word com fonte número 72 dizendo "Eu pai de ________ deixo ela ser feliz em outro país. Assinado pai". 

4- Peso da Bagagem: Isso realmente precisa de uma atenção especial. O peso em si, varia de país para país, mas caso vocês passem do limite, vai ter que pagar uma taxa por excesso de bagagem. Ou seja, seria o mesmo que escrever na sua testa "Viajei para abastecer a 25 de março!" Na maioria das vezes, não pode passar de 32 kg, mas você tem a opção de levar 2 malas por pessoa, não é algo que influencie muito nas suas compras até porque eu empacotei até minha vida e coloquei na mala dos EUA e não passou.

  
  5 - Formas de levar dinheiro Atualmente existe muitas maneiras de levar dinheiro para qualquer país, mas como nós vamos usar Euro (na Itália) e Libra (na Inglaterra) decidimos levar euro em espécie (como será poucos dias) para Itália e conversando com o paitrocinador oficial do meu intercâmbio, optamos por dividir o uso das libras entre cartão de débito e dinheiro. Como vocês devem estar se perguntando, o cartão de débito que eu vou levar chama-se TRAVEL MONEY, da Visa, vocês podem tirar suas dúvidas e conhecer melhor o cartão aqui. Cartões de Crédito não é algo que você deva levar. Pode existir benefícios à curto prazo porém quando chegar a fatura, as taxas serão até mesmo maiores que o valor das compras! Experiência própria, de burradas na primeira viagem internacional, acontece! 

6- Fique atento à Bolsa de Valores Um dia o valor do dólar ou da libra podem estar altos, no outro, pode ter caído bruscamente, é assim, como em uma montanha russa. Nossa dica é que você deixe um site qualquer que tenha os valores, na barra de favoritos do seu computador, que assim, você lembra de checar. Fique atento, controle, mas não vá deixar para a última hora e dizer que foi nossa ideia, seja eficiente mas consciente. 

7- Faça as malas: Não queira levar seu guarda roupa inteiro! Pense que você trará um novo guarda roupa e assim, os dois vão ter que duelar na sua mala por espaço, então, deixe o velho em casa. 

8- Não surte muito no dia da viagem: Você pode estar ansioso e querendo soltar fogos mas a regra número um para fazer um intercâmbio é ser responsável. Nem pense em esquecer algo no tão esperado dia, se for preciso, cheque de cinco em cinco minutos. Guarde o surto para quando for embarcar ou chegar no país. 

Bom, acho que basicamente é isso, qualquer dúvida pode perguntar (twitter, facebook, aqui ou até mesmo por email) que se a gente não souber, perguntaremos lá no colégio ou na agência. Tudo o que nos resta agora é a contagem regressiva para a viagem, então.. esperem pelo próximo post! 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Filme "A Hospedeira"

     Heey Books Defenders!!!

     Hoje vamos fazer uma resenha, mas não é de livro, é de filme! E o filme escolhido foi "A Hospedeira" (The Host), lançado dia 29 de março (desse ano obviamente), que é uma adaptação do livro com o mesmo nome, escrito por Stephanie Meyer, que até já fizemos resenha dele aqui no blog, vejam aqui!
    Li o livro quando ninguém comentava muito dele, e nem se tinha a ideia que iria virar filme. Muitos diziam que era quase uma cópia de Crepúsculo, por ter seres meio sobrenaturais, envolver um triangulo amoroso e blá blá blá. Mas como eu gosto de ter minha própria opinião, comprei o livro mesmo assim, queria ver como a autora iria escrever outro livro em um universo totalmente diferente dos outros. Lendo a sinopse é impossível não ficar curioso, pois era algo que eu nunca tinha lido.
    Como vocês já devem ter visto pela resenha do livro, eu amei! Fiquei impressionada com o novo mundo que Meyer criou, além de adorar os personagens. Logo depois que eu terminei de ler o livro, começaram as especulações de que teria um filme, e quais os atores que fariam ele. Óbvio que eu tinha uma lista de atores que eu queria que fizesse, mas até gostei dos que foram escolhidos.
    Mas ok, vamos falar do filme realmente.

   O filme foi muito bem feito, conseguiram captar em todos os sentidos a essência do livro, e reproduziram muito bem todos os ambientes. O livro é bem extenso e já era de se esperar que muita coisa seria cortada, mas até achei que foi uma ótima adaptação, pois todas as partes mais importantes e necessárias estão no filme, só que tudo ocorre de uma maneira mais rápida.
   Apesar de ter adorado o filme, tem algumas coisinhas que não gostei muito, como por exemplo: a roupa da buscadora ser branca, sendo que no livro sempre comenta que ela só se veste de preto, a forma que a Peregrina "foge" da buscadora, e a atriz que fez a Peregrina "depois", sei lá imaginava ela totalmente diferente. São pequenos detalhes, mas que dão um colorido especial nos filmes, principalmente para os fãs do livro.

    Combinando romance, muitas emoções, e até algumas partes engraçadas, A Hospedeira tem tudo para ser um grande sucesso.

    Como já tinha sido dito na resenha do livro, Meyer disse que a história tem sequência sim, e terá outros filmes, mas parece que os projetos estão parados no momento D: Vamos torcer para que continuem logo!

Então é isso, se você viu o filme, ou leu o livro, comente aqui o que você achou!
E aguardem que ainda nesse mês nosso Diário de Intercâmbio vai começar!